ou Clique aqui
www.turismoecologico.tur.br
Clique aqui para consultar o decreto que regulamenta a taxa de conservação ambiental.
Através da Lei Complementar nº 064/2024, datada de 27 de dezembro de 2023, foi instituída a TCA (Taxa de Conservação Ambiental).
Esta taxa serve como um mecanismo para promover o desenvolvimento sustentável local, priorizando a proteção de Alto Paraíso de Goiás.
O propósito é potencializar o crescimento local sustentável que valoriza a preservação ambiental e o bem-estar dos moradores e turistas, visando minimizar os danos ao meio ambiente.
Um site foi criado para facilitar o pagamento antecipado da taxa e assim evitar filas.
O pagamento deverá ser realizado através de um aplicativo ou diretamente na página da internet.
Uma vez realizado o pagamento, um QR code será gerado, este código deve ser apresentado nas portarias instaladas na entrada da Vila de São Jorge e atrativos.
A Taxa de Conservação Ambiental é uma contribuição cobrada pelo município de Alto Paraíso de Goiás para financiar a proteção e conservação do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade.
Esta taxa é gerada pela necessidade de controle e fiscalização municipal, especialmente devido ao aumento de pessoas e veículos durante as temporadas, causando danos ambientais.
O objetivo é ser uma fonte adicional de receita municipal, que será destinada ao município para minimizar os danos ambientais visando um crescimento organizado e sustentável.
A taxa ambiental de R$ 20,00 será cobrada por visitante para estadias de até uma semana (7 dias) em Alto Paraíso de Goiás. Se a estadia exceder uma semana, a taxa será cobrada novamente, e assim por diante.
Os seguintes grupos estão isentos da taxa, desde que cumpram certos requisitos:
Se o contribuinte não pagar a taxa ambiental ou se recusar a fazê-lo, além da taxa, será cobrada uma multa de 20 UFAP's. Além disso, o valor devido será inscrito em dívida ativa, e a cobrança será feita por meio de protesto e execução fiscal.